top of page

Reflexão

Depois de realizar as visitas ao Lar Santa Casa da Misericórdia, consideramos que o projeto implementado atingiu os objetivos estabelecidos, sendo que os participantes aderiram com entusiasmo e motivação, percebendo o que lhes queriamos transmitir, proporciando momentos de diversão e lazer para todos.

Quando chegamos à instituição e apelamos à participação das pessoas idosas estas mostraram-se muito curiosas e disponíveis para realizar as atividades. Percebemos que tanto a Wii como o Bócia não eram atividades frequentes na instituição, no entanto, o feedback foi muito positivo, havendo idosos que tiveram a iniciativa de participar várias vezes na atividade.

Com a atividade da Wii, promovemos essencialmente a estimulação psicomotora, pois era necessário que os participantes percebessem a atividade, e com isso, se mexessem de forma a cumprir o objetivo do jogo. Verificamos a existência de algumas dificuldades na realização desta atividade, principalmente pelo facto de ser uma tecnologia que raramente utilizam.

Promovemos momentos de socialização no grupo, principalmente através da atividade do Bócia, pois era necessário a formulação de equipas, tendo cada uma o mesmo objetivo comum, de colocar a cor da respetiva equipa o mais perto possível da bola branca de referência.

Percecionamos reações diferentes relativamente às diferentes atividades, contudo, todas elas positivas, "Gostei, distraí um bocadinho", "Pode contar comigo para a próxima", "As meninas têm de voltar cá mais vezes", "Gostei, vale sempre a pena", "Achei muita piada, deviam ser feitas mais vezes para a malta se entreter". 

Percebemos que a inclusão digital deveria ser estimulada na instituição onde nos deslocamos, sendo que as pessoas idosas se mostraram disponíveis para as descobrir, podendo dar utilidade a todas as suas vantagens. 

bottom of page